Este artigo descreve um processo de elicitação de requisitos para o desenvolvimento de aplicações colaborativas de ensino que alia especificações TROPOS à modelos sócio-culturais da Teoria da Atividade. Para obter adequadamente requisitos de um sistema colaborativo de aprendizagem é preciso entender, sobretudo, as atividades de grupo realizadas pelos atores envolvidos no contexto educacional no qual o futuro software será usado. Um adequado Framework para esta análise é oferecido pela Teoria da Atividade. O artigo demonstra como modelos sócio-culturais oriundos do Framework da Teoria da Atividade podem fornecer informações que complementam os modelos organizacionais da metodologia TROPOS. Como estudo de caso, apresenta-se a aplicação do processo elicitação de requisitos proposto no desenvolvimento de um ambiente virtual voltado ao ensino baseado em projeto.
@inproceedings{wer200305, author = {Neto, G. G. D. C. and Tedesco, A. S. G. E. P.}, title = {Aliando Teoria da Atividade e TROPOS na Elicitação de Requisitos de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem}, booktitle = {Proceedings of the WER2003-6th Workshop on Requirements Engineering, Piracicaba, SP - Brazil}, year = {2003}, issn = {2675-0066}, isbn = {8587926071}, doi = {} }