Mobile Learning (m-learning) é o campo de pesquisa que busca analisar como os dispositivos móveis podem colaborar para a aprendizagem. O desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis que atuem como recursos pedagógicos é essencial para a efetiva implantação do m-learning ou ambiente virtual de aprendizagem móvel (AVAM). Processos de engenharia de requisitos para AVAMs precisam de fato impactar o ambiente de ensino e aprendizagem. Para tanto, estes processos precisam incluir atividades que provoquem o uso de técnicas de criatividade, de forma a conceber a criação de AVAMs que de fato modifiquem e melhorem o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo apresenta um processo de elicitação e documentação de requisitos para ambientes virtuais de aprendizagem móvel. Este processo se baseia nos conceitos do processo do Design Thinking que fornece uma metodologia para provocar as necessidades dos clientes, produzindo protótipos rápidos e simples que eventualmente convergem para soluções inovadoras.
Keywords: mobile learning; ambiente virtual de aprendizagem móvel; desing thinking; engenharia de requisitos
@inproceedings{wer201412, author = {Souza, C. L. D. C. and Silva, C.}, title = {Uso Do Design Thinking Na Elicitação De Requisitos De Ambientes Virtuais De Aprendizagem Móvel}, booktitle = {Anais do Workshop em Engenharia de Requisitos - Proceedings of the 17th Workshop on Requirements Engineering (WER2014)}, year = {2014}, issn = {2675-0066}, isbn = {978-1-63266-649-9}, doi = {} }