Técnicas de gamificação estão sendo inseridas em ambientes educacionais com o objetivo de envolver os usuários dentro do contexto da aprendizagem. No entanto, apesar da sua relevância, não existe um completo e bem definido conjunto de requisitos para ambientes educacionais gamificados. Motivado por este cenário, o presente trabalho realizou uma revisão sistemática de literatura com intuito de investigar características de gamificação para ambientes educacionais e, assim, definir um conjunto de requisitos para serem reusados no desenvolvimento de softwares educacionais gamificados. Como resultado do estudo, reportamos os requisitos descobertos, os tipos das pesquisas realizadas, os anos de publicação e os países dessas pesquisas referentes a ambientes gamificados voltados à educação. Foi observado que ainda não há consenso sobre um conjunto fixo de características que devem existir em softwares educacionais gamificados.
Gamification techniques; education
@inproceedings{wer201508, author = {Peixoto, M. M. and Silva, C.}, title = {Requisitos para Softwares Educacionais Gamificados: Uma Revisão Sistemática de Literatura}, booktitle = {Proceedings of the WER2015-18th Workshop on Requirements Engineering, Lima - Peru}, year = {2015}, issn = {2675-0066}, isbn = {978-9972-825-80-4}, doi = {} }