10.29327/1298731.22-19
Com as mudanças ocasionadas através da inserção e do uso de sistemas e softwares nos mais diferentes contextos, faz-se necessário discutir sobre as necessidades provenientes destas quando relacionados ao âmbito educacional e as práticas de ensino em que estão sendo aplicadas. Nesse sentido, as metodologias ativas vêm sendo utilizadas como novos modelos de ensino e aprendizagem, onde estas têm como principais características, propiciar que os alunos busquem soluções para problemas do mundo real, sendo estes protagonistas do seu processo de aprendizado. Essas alternativas apontam os caminhos para a autonomia, autodeterminação pessoal, cultural e social, sendo indispensáveis para o desenvolvimento da consciência crítica quando relacionada a transformação da realidade. Assim sendo, este vídeo descreve um relato de ex-periência após as metodologias ativas serem inseridas em disciplinas da graduação e na pós-graduação. Para isso, entrevistas com os discentes foram realizadas a fim de identificar as vantagens e possíveis dificuldades encontradas por estes no momento da aplicação, do mesmo modo que foram apontadas as principais estratégias que estão sendo utilizadas, e como estas estimulam o ensino e aprendizagem através de experiências reais ou simuladas, visando condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social e em diversos aspectos. http://y2u.be/XE-7QVzYI5Yfeature
Metodologias Ativas. Engenharia de Requisitos. Ensino. Aprendizagem.
@inproceedings{wer201918, author = {Lima, J. V. V. and Flores, A. P. M. and Alencar, F. M. R.}, title = {Uso das Metodologias Ativas na Engenharia de Requisitos}, booktitle = {Proceedings of the WER2019-22th Workshop on Requirements Engineering, Recife, PE - Brazil}, year = {2019}, issn = {2675-0066}, isbn = {978-85-907171-2-6}, doi = {10.29327/1298731.22-19} }