10.29327/1298730.23-14
User Stories (US) complementadas por critérios de aceitação (AC- Acceptance Criteria) são amplamente utilizadas no desenvolvimento ágil de software. Usualmente, USs e ACs descrevem requisitos funcionais, e poucas vezes são encontradas descrições de requisitos sobre a experiência do usuário (UX - User eXperience). Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre quais elementos de UX (aqueles inerentes à interação do usuário) desenvolvedores descrevem nos ACs. Foi realizado um estudo junto a 30 desenvolvedores de software, no qual os participantes receberam um conjunto de artefatos de apoio à UX que deram subsídios para a elaboração das USs e ACs. Através de uma análise qualitativa em um total de 79 USs e 261 ACs gerados pelos participantes, examinou-se quais elementos de UX eram reportados nestes artefatos. Os resultados mostram que os elementos relacionados a design de interação e arquitetura da informação foram os mais reportados nos ACs analisados. Adicionalmente, constatou-se que as Heurísticas de Nielsen foi o artefato de UX mais utilizado durante a elaboração. Estes resultados contribuem para que equipes de desenvolvimento de software desenvolvam a consci- ência sobre quais artefatos podem influenciar na escrita de requisitos de UX e estimular desenvolvedores a descreverem requisitos de UX desde as etapas iniciais do desenvolvimento
Engenharia de Requisito; User Stories; Critérios de Aceitação; User eXperience
@inproceedings{wer202004, author = {Souza, J. H. J. and Marques, L. C. and Conte, T. U. and Zaina, L. A. M.}, title = {Descrevendo requisitos de User eXperience em Critérios de Aceitação de User Stories}, booktitle = {Proceedings of the WER2020-23th Workshop on Requirements Engineering, São José dos Campos, SP - Brazil}, year = {2020}, issn = {2675-0066}, isbn = {978-65-00-73318-1}, doi = {10.29327/1298730.23-14} }