10.29327/1298728.24-29
Os professores de requisitos são responsáveis por formar os futuros profissionais que lidarão com a especificação de software que serão desenvolvidos pela indústria. A literatura sobre o ensino de requisitos costuma apresentar estudos que vislumbram a perspectiva dos estudantes, mas raramente exploram as dificuldades do professor, como, por exemplo, localizar recursos para utilizarem em sala de aula. Esta pesquisa visa entender as dificuldades do professor quanto a localização de jogos didáticos e compor um ambiente que apoie os professores de requisitos a encontrarem jogos que possam ser utilizados no ensino da disciplina. Esta pesquisa utiliza-se da metodologia de Design Science na qual permite, em ciclos de pesquisa, a elaboração de um artefato que neste estudo será um ambiente a ser proposto. Nestes ciclos, ocorrerão os seguintes estudos: 1) Uma survey para identificar os professores de requisitos, 2) Uma revisão de literatura para popular inicialmente o ambiente proposto, 3) Um estudo de Campo para captação dos requisitos do ambiente, 4) Propostas de protótipos e avaliações destes e 5) Múltiplos estudos de Caso para testar o uso do ambiente na prática. A contribuição esperada ao fi- nal deste estudo é um ambiente que auxilie professores de Engenharia de Requisitos a identificarem jogos que podem ser utilizados como recursos pedagógicos em suas disciplinas.
Keywords: Engenharia de Requisitos; Ensino de Requisitos; Engenharia de Software; Design Science Research; Jogos no Ensino de Requisitos
@inproceedings{wer202124, author = {Steglich, C. and Marczak, S.}, title = {Auxiliando Professores de Engenharia de Requisitos a Identificar Jogos como Recursos Pedagógicos}, booktitle = {Anais do Workshop em Engenharia de Requisitos - Proceedings of the 24th Workshop on Requirements Engineering (WER2021)}, year = {2021}, issn = {2675-0066}, isbn = {978-65-00-73407-2}, doi = {10.29327/1298728.24-29} }