10.29327/1588952.28-26
Como qualquer outro software, os jogos digitais devem ser desenvolvidos com base em modelos de sistemas. Assim, a aplicação de técnicas da Engenharia de Requisitos é fundamental para garantir a qualidade e a agilidade na construção desses produtos, cada vez mais demandados pelo mercado do entretenimento e âmbito educacional. Considerando a abordagem de desenvolvimento de Jogos Digitais, a perspectiva da Engenharia de Requisitos e o ensino de Computação plugada para estudantes de 6 a 10 anos, este projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento e a avaliação de um catálogo de Requisitos Não-Funcionais para o desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais para o ensino de Computação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como base teórica privilegiaram-se os pressupostos teóricos, legais e pedagógicos que sustentam a implementação da Computação na Educação Básica brasileira, para esta pesquisa, será enaltecida a etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, fazem parte da fundamentação, as definições e classificações, multidisciplinaridade e as arquiteturas do Desenvolvimento de Jogos Digitais. A estruturação do catálogo será baseada no NFR Framework.
Keywords: NFR-Framework; Catálogo de Requisitos Não-Funcionais; Jogos Digitais; Ensino de Computação; Anos Iniciais.
@inproceedings{wer202525, author = {Morgenroth, A. and Santander, V. F. A.}, title = {CATCOMPEDU - Elaboração de um Catálogo de Requisitos Não-Funcionais para o Desenvolvimento de Jogos Digitais para o ensino de Computação – Anos Iniciais}, booktitle = {Anais do Workshop em Engenharia de Requisitos - Proceedings of the 28th Workshop on Requirements Engineering (WER2025)}, year = {2025}, issn = {2675-0066}, isbn = {978-65-01-52831-1}, doi = {10.29327/1588952.28-26} }